CI

Temporada europeia de maçã é a “mais difícil” da Polônia

A Polônia espera produzir 4,75 milhões de toneladas da fruta na próxima safra


Foto: Pixabay

A campanha comercial deste ano para as maçãs europeias é uma das mais duras da história recente, de acordo com um dos principais fornecedores da categoria. O presidente da Associação Comercial dos Produtores de Maçãs e Peras (WAPA), Dominik Wozniak, disse que a situação para produtores e exportadores em seu país natal, a Polônia, tem sido extremamente complicada. 

As dificuldades que os produtores enfrentaram nos últimos meses são semelhantes aos problemas que afetaram outros países europeus, como o aumento dos custos de logística, energia e fertilizantes. Embora os números da produção polonesa sejam positivos, 2022 será lembrado pelos produtores como um dos mais difíceis dos últimos anos. 

 “Muitos dos trabalhadores sazonais na Polônia são na verdade ucranianos que, devido à guerra, não puderam participar da colheita, explicou Wozniak, que também é vice-presidente da cooperativa polonesa Rajpol. Além desta dificuldade, muitos produtores optam por entregar as maçãs diretamente para o processamento em troca de preços baixos, ao invés de arcar com os custos de armazenamento pelos próximos meses. 

A colheita total da União Europeia para 2022/23 é estimada em 12,2 milhões de toneladas de maçãs, de acordo com a WAPA. A Polônia espera produzir 4,75 milhões de toneladas da fruta. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7