CI

Tendência de chuva reforçada no RS

Uma mudança na temperatura dos oceanos nos últimos dias atenuou os efeitos do La Niña


Uma mudança na temperatura dos oceanos nos últimos dias atenuou os efeitos do La Niña e reforçou a tendência de aumento no volume e na frequência de chuva no Estado no final deste verão, o que deve beneficiar a agricultura gaúcha. De acordo com a MetSul, o forte aquecimento das águas do Atlântico e do Pacífico Equatorial deve trazer ainda precipitações acima da média em diversas regiões, inclusive em excesso em alguns pontos. Segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, o La Niña ainda atua no Pacífico Central, apesar de bastante fraco, mas as águas próximas da América do Sul estão mais quentes do que a média. "Na semana passada, a anomalia de temperatura da superfície do mar no Pacífico Leste era de -0,4ºC e em apenas sete dias saltou para +0,9ºC", Ele acrescenta que é como se parte do oceano estivesse agora em fase de La Niña e outra se comportando como em El Niño.


Segundo a MetSul, não se pode descartar ainda um período de neutralidade, sem La Niña ou El Niño, nas próximas semanas. Também se observa que o Atlântico, na costa gaúcha, que vinha frio no começo do verão, passou a apresentar águas muito mais quentes que a média nos últimos dias. Isso deve garantir maior umidade na atmosfera e favorecer também precipitações mais abundantes. No cenário traçado, as chuvas devem continuar irregulares, o que significa que nem todas as regiões serão beneficiadas.

O gerente técnico da Emater, Dulphe Pinheiro Machado Neto, diz que as precipitações em maior volume e mais frequentes devem beneficiar especialmente o milho replantado em janeiro. Segundo ele, foram entre 50 mil e 60 mil hectares nos vales do Taquari, Caí e Rio Pardo. No caso da soja, ainda será preciso conferir a campo se a vagem e o grão irão se desenvolver. As precipitações, mesmo que irregulares, devem beneficiar ainda as pastagens, Segundo Machado Neto, a umidade com temperatura amena deve permitir o rebrote, melhorando a alimentação para bovinos de corte e leite. O impacto nas lavouras das chuvas do Carnaval deve ser divulgado hoje no relatório conjuntural da Emater. Mas o técnico adiantou que as chuvas foram muito irregulares no Estado e dentro das regiões. Segundo ele, em alguns locais a precipitação foi de 80 milímetros e em outros de 5 milímetros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.