Terminal de Rondonópolis (MT) deve começar a operar na próxima semana
Unidade tem capacidade de receber 5 mi/t de grãos por ano
A linha ferroviária deverá desafogar a produção de soja das regiões Norte e Sul de Mato Grosso. O investimento da obra foi de aproximadamente R$ 700 milhões. O terminal já está operando em caráter experimental e após a inauguração vai atender com sua carga máxima.
De acordo com o secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, a entrada em operação do Terminal Intermodal de Rondonópolis vai reduzir muito o engarrafamento das rodovias durante o escoamento da produção, minimizando os problemas durante a safra.
Ele lembra que a liberação da Licença de Operação, expedida pelo IBAMA, era o último documento relativo as questões ambientais que faltava. “A entrada em operação vai representar um salto de desenvolvimento para toda a região e em especial para sul de Mato Grosso”, declara.
Com a inauguração e entrada em operação do Terminal Intermodal de Rondonópolis, o foco volta-se agora para complementação da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá. “Nossa próxima etapa é avançar até a Capital, somando 200 km de trilhos”, acrescenta Vuolo.