CI

TO: áreas produtoras de soja devem ser cadastradas

Registro junto à Adapec segue até 22 de janeiro e é obrigatório


Foto: Eliza Maliszewski

Os produtores que cultivam soja de sequeiro no Tocantins devem cadastrar suas áreas junto à Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) até o próximo dia 22 de janeiro. O prazo foi aberto em 1º de outubro e teve poucas adesões. O cadastro é obrigatório e quem não fizer fica sujeito às penas da lei.

O cadastro é um instrumento de controle da Ferrugem Asiática e outras pragas da oleaginosa. “Por isso, é fundamental que o produtor informe a área plantada para que a Adapec faça o monitoramento nestas lavouras”, destaca o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa.

Para realizar o cadastro, o sojicultor deve procurar o escritório da Adapec do município onde está a área plantada e preencher o formulário, ou se preferir, acessar o site, preencher as informações e entregar na Agência. O produtor deverá ainda emitir o DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais) no site da secretaria estadual da fazenda e efetuar o pagamento para finalizar o cadastro.

Na safra passada foram cadastradas 1.600 propriedades e cultivados mais de 1.070 milhão de hectares de soja, sendo 1.010 hectares em sequeiro e 60 mil em várzeas tropicais. Segundo a última projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o estado deve plantar 1.120 milhão de hectares e espera colher 3,6 milhões de toneladas de soja, um aumento de 1,5%.

O prazo da janela de plantio da soja sequeiro no Tocantins para a safra 2020/2021 foi aberto em 1º de outubro e encerra em 15 de janeiro. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.