CI

TO: produtores do agronegócio participam do lançamento da Agrotins 2022

Feira que este ano tem como tema Integrar, Intensificar para Preservar, acontece de 10 a 14 de maio


Foto: Divulgação

Durante o lançamento oficial da 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), realizado pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira, 30, os produtores do agronegócio no Tocantins falaram da expectativa para a exposição de seus produtos e tecnologias. A feira que este ano tem como tema Integrar, Intensificar para Preservar, acontece de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico de Palmas.

De acordo com Fausto Garcia, presidente da Associação dos produtores rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) o lançamento é um momento de comemoração para os produtores e participantes. “A Agrotins para todos nós um momento de muita alegria, é uma feira que mostra o crescimento do nosso agro tocantinense, um evento com uma expressão nacional muito importante. E para nós, como expositores já há quatorze anos, e como produtores e empresários é uma alegria enorme poder estarmos de volta de modo presencial”, explicou Fausto.

Para Romil Iakov Kalugin, prefeito Campos Lindos do Tocantins e produtor rural, “a feira é um momento muito importante para gente se aproximar de novo, conhecer a s novas tecnologias, levar para o pequeno produtor as novidades, as tecnologias que irão melhorar a produção. Atualmente somos um dos maiores produtores do estado, e a feira é uma oportunidade de levarmos aos pequenos produtores a nossa experiência e técnicas para que eles possam aplicar em suas propriedades”, ressalta.

Marcelo Dominici, pecuarista que atua na região Sul do estado afirma que o produtor rural é peça fundamental para a economia e desenvolvimento do estado e a divulgação de seus produtos durante a feira é uma oportunidade de os produtores “não apenas levarem os seus produtos, mas também levarem informação e experiência que fazem com que o produtor rural consiga melhorar e aprimorar seu trabalho. E isso tudo acontece através da troca de ideias que a feira proporciona. Nós estamos ansiosos para voltar”, finaliza.

Produção

De acordo com estudo divulgado pela Secretaria de Política Agrícola do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em março de 20222, ocupando estado ocupa a 13ª posição do ranking nacional do Valor Bruto da Produção Agropecuária, onde a estimativa da produção é de mais de R$ 18,3 bilhões. 

Para Fausto Garcia “o Tocantins é um estado na sua essência do agronegócio, e é algo que tem pulsado cada dia mais nas veias do nosso estado, crescendo muito e trazendo o desenvolvimento. É uma transformação visível e só nos motiva a seguir trabalhando. Aqui nós temos terra e clima propício para a agricultura, tema posição logística no Brasil interessante para a redistribuição da produção para vários estados que muitas vezes importadores de produção agrícola”, ressalta.

Ainda de acordo com o produtor que também é proprietário da Uniggel Sementes, empresa que está no Tocantins desde 1994 na produção agrícola, “quando nós montando a nossa primeira indústria no estado, naquela época o Tocantins plantava cerca de trezentos mil hectares de lavoura de soja, hoje nós devemos estar na margem de um milhão e trezentos mil hectares, e isso tem dez anos. Nosso desejo é fazer com que o Tocantins alcance um dos primeiros lugares na produção de grãos na região Norte do país”, finalizou.

Agrotins

A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), com o tema Integrar, Intensificar para Preservar tem como objetivo apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável. 

A Feira é uma organização do Governo do Estado, por meio da Seagro e suas vinculadas Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições de governo, pesquisas e educacionais, entre outras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.