CI

Toda a cadeia produtiva do feijão unida na Embrapa

Reunião bienal da Comissão Técnica Central Brasileira de Feijão


A Embrapa Arroz e Feijão realizará, no dia 17 de outubro desse ano, a reunião bienal da Comissão Técnica Central Brasileira de Feijão, CTCBF, órgão colegiado para os estados das Regiões Sudeste e Centro Oeste, que congrega instituições de pesquisa científica, ensino, assistência técnica, extensão rural, produção de sementes e economia da produção, que têm o feijão como objeto de sua atuação. O evento terá início às 8h30, encerrando-se às 17h30. Ao final, como ocorre em todas as edições, será produzido o Livro “Informações técnicas para o cultivo do feijoeiro-comum na região central-brasileira”, que trará todas as inovações e sugestões discutidas e aceitas pelos presentes.

Pela manhã, acontecerão duas palestras: às 9h - “Situação da cultura do feijoeiro comum nas três safras (águas, seca e inverno) na região central brasileira”, com o Engenheiro Agrônomo Hélio Dalbello, da Planta Consultoria, e, às 10h - “Produção Integrada do Feijoeiro-Comum”, com Flávia Barbosa, pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão. Ainda no período matutino, às 11h, terão início as reuniões das subcomissões que discutirão cada um dos temas abordados (Fitotecnia, Fitossanidade, Genética e Melhoramento, Tecnologia de Sementes e Transferência de Tecnologia & Socioeconomia). À tarde, após o almoço, as subcomissões voltam a se reunir, encerrando as discussões às 15h30, quando apresentarão os resultados apurados.

No mesmo dia, às 20h, também sob a coordenação da Embrapa Arroz e Feijão, começa o 10º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão, Conafe, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufaiçal, na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia-GO. A estimativa de público é de 600 participantes, entre pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação, graduação, técnicos especializados, produtores e empresários rurais. Além das conferências e mesas-redondas, haverá apresentação de trabalhos e a divulgação de produtos, sobretudo na forma de estandes. Será um evento com as mais amplas discussões científicas e tecnológicas, para todos os segmentos da cadeia do agronegócio do feijão.

O CTCBF, além de difundir as informações relevantes trazidas para discussão, tem por finalidade articular e provocar o envolvimento das instituições presentes no processo produtivo do feijão, com vistas ao crescimento do setor. Segundo a analista da Embrapa e Coordenadora da 19ª Comissão, Márcia Castro, é extremamente importante a boa representatividade na reunião de uma rede constituída pelos diversos atores dessa cadeia, não apenas no âmbito da pesquisa e do meio acadêmico. Para ela, o setor de produção de sementes e grãos é um dos mais presentes e atuantes, trazendo inúmeros benefícios para os estudos. Entretanto, muitos dos pontos que influenciam na escolha do consumidor por um ou outro tipo de feijão são do conhecimento, principalmente, daqueles trabalham com a indústria e processamento, e que, a ausência desses com suas impressões pode deixar falhas as soluções propostas no encontro. “Os resultados alcançados trazem a possibilidade de influenciar diretamente nas estratégias mercadológicas e comerciais, assim como a tomada de decisão de cada um dos atores”, diz Márcia. “Esperamos que os agentes econômicos ligados a produção, distribuição e consumo do feijão participem na próxima reunião”, completa.

Cadastro de informações e contatos
A Embrapa está criando um cadastro único com informações atualizadas dos contatos de todos os elos da cadeia do feijão (indústria e revenda de insumos e empacotadores; cooperativas e associações; profissionais autônomos e corretores; instituições de ensino; OEPAS e outras instituições; empresas de máquinas agrícolas; e produtores de grãos ou de sementes licenciados pela Embrapa e Secretarias de Agricultura). Todos que desejarem fazer parte desse arquivo de dados da Embrapa podem entrar em contato com Márcia Gonzaga, [email protected] ou (62) 3533-2171.

A última versão do livro de Informações Técnicas, produzido por ocasião da 18ª CTCBF, está disponível, gratuitamente, na Embrapa Arroz e Feijão. Interessados, procurem também pela analista Márcia, nos contatos acima.
 
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Arroz e Feijão

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.