Todos usamos produtos do campo
Problemas do meio ambiente: muitos são culpados
Na realidade, a agricultura e a pecuária estão na linha de frente do processo predatório do planeta e pagam pelo esforço de alimentar a crescente população mundial. E realmente têm culpa, mas não são os únicos. Até mesmo a FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, tem reiteradamente pedido para que os países ampliem os esforços para a produção de alimentos na busca incessante de reduzir a fome pelo mundo.
Os governos, independente do país, têm pavor em ouvir falar em falta de alimentos. O próprio Brasil tem feito esforços (não estou fazendo julgamento de valores políticas públicas) para vencer a pobreza, que traz em si a subnutrição e a fome.
Com certeza a agropecuária tem culpa no processo de degradação do planeta e nas suas consequências, que vêm se mostrando a cada ano com desastres e o surgimento de novas pragas e doenças. Mas está respaldada por todos que buscam seus produtos .
Afinal, o leite não é produzido em saquinhos, a carne não surge em bifes do nada, as frutas não nascem nas caixinhas e as roupas não floresceram nas prateleiras das lojas. Tudo exigiu muito trabalho no campo e muitas vezes em detrimento do meio ambiente.
Portanto, bradar contra o agronegócio serve apenas para jogar para debaixo do tapete a culpa que todos temos nesse processo. E se é para mudar, temos que começar por hábitos que aceleram esse processo de degradação pois exigem cada vez mais a oferta de produtos que vêm sim lá do campo.