Tomate pode causar inflamação?
O estudo concluiu, que para a maioria das pessoas, não há motivos para evitar tomates

Os tomates pertencem a família de plantas de beladona, (uma das plantas mais venenosas) entre os vegetais da família das solanáceas. Há quem diga que por causa disto, o fruto causa inflamação. Embora não haja dúvidas que o fruto forneça uma boa quantidade de vitamina C e potássio, além beta-caroteno e licopeno, em relação a inflamação há alguma verdade?
Estudos sugerem que os nutrientes e compostos das frutas e vegetais reduzem a inflamação e, portanto, melhoram certas condições de saúde que podem ser causadas pela inflamação, como pressão arterial , colesterol e resistência à insulina.
Comer uma variedade adequada de frutas e vegetais coloridos, entre eles o tomate está associado a um risco 13% menor de morte prematura de acordo com uma meta-análise de 2021 publicada no jornal acadêmico Circulation. Conforme a publicação, comer muitas frutas e vegetais também foi associado a uma menor probabilidade de morrer de doenças cardíacas, câncer e doenças respiratórias.
O estudo concluiu, que para a maioria das pessoas, não há motivos para evitar tomates. Pelo contrário, é exatamente o oposto. Os tomates podem fazer parte de sua ingestão geral de produtos por causa de seus nutrientes e compostos saudáveis, que atuam como antioxidantes e exercem efeitos anti-inflamatórios no corpo.
Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicados periodicamente em nosso portal.