Torneio leiteiro é grande atração da Expobatalha 2010
O concurso é dividido nas categorias Agricultor Familiar e Produtor Rural, que por sua vez são subdivididas nos tipos Novilha e Vaca
Este ano, o torneio leiteiro teve início no dia 9 de setembro e término somente no último dia do evento, registrando a inscrição de dezoito animais. O concurso é dividido nas categorias Agricultor Familiar e Produtor Rural, que por sua vez são subdivididas nos tipos Novilha e Vaca. Durante o torneio, são realizadas nove ordenhas e premiadas as vacas que produzem mais leite.
Ao final de cada ordenha, que dura em média 15 minutos, uma equipe de seis fiscais pesa e registra a quantidade de leite de cada animal. Alguns deles chegam a produzir quase 60 kg de leite diariamente. Este ano, a premiação, que atingiu os melhores animais em cada categoria, foram três motos. Para o segundo e terceiro lugar, a premiação foi o pagamento de 500 e 300 reais, respectivamente.
Este ano, a vencedora, na categoria Produtor Rural, tipo Vaca, foi a vaca Tânia, com produção total de 151 kg de leite ao final do concurso, e que tem como proprietário Alexandre Saraiva. Em segundo lugar, ficou a vaca Antártica, do mesmo proprietário, registrando uma média de 147 kg de leite nos três dias de ordenha. Já no tipo Novilha, o primeiro lugar foi concedido à vaca Uberlândia, com uma média de produção de 99 kg de leite.
Na categoria Agricultor Familiar, tipo Vaca, a grande vencedora foi a vaca Medalha, animal que já foi destaque de outros torneios e produziu uma média de 138 kg de leite, de propriedade de José Willamis. No tipo Novilha, a vencedora foi a vaca Usina, com uma média de 98 kg de leite ao final do concurso, de propriedade de Luiz Lopes.