Morre o Reprodutor Holandês Hershel
Alta Anuncia a Existência de um Clone do Hershel nos EUA
Morre o reprodutor da raça holadesa Lexvold Luke Hershel. Recentemente a saúde de Hershel começou a declinar rapidamente, obrigando com que fosse feito a eutanásia do touro. A morte prematura de Hershel coincide com o surgimento de excepcionais filhas do segundo grupo de sua progênie em todo o mundo.
Hershel, criado por Larry Lexvold, Goodhue, obteve seu primeiro destaque genético em maio de 2000, quando atingiu o 3º lugar no TPI e foi o líder da raça para leite. Mas Hershel foi muito mais do que uma sensação instantânea. Ele manteve o 1º lugar para leite por quatro provas consecutivas e o 3º lugar em TPI por 5 provas consecutivas, sendo o único atingir estes níveis nos programas de seleção mais modernos de gado Holandês.
Alta produção de leite combinada com ótimos úberes e pernas e pés, tornaram Hershel o favorito entre os produtores americanos e seu alto ranking na Interbull contribuiu para a sua vasta utilização em vários países do mundo. A Alta Brasil – subsidiária brasileira da central canadense Alta Genetics e localizada em Uberaba (MG) - e outras centrais tiveram Hershel como um dos animais mais usados como pai de touros nos últimos anos.
Devido ao potencial genético de Hershel e com a política de proteger genéticas Top, a Alta Genetics trabalhou com a Cyagra - uma empresa de biotecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos - para criar um clone de Hershel, que está atualmente com quatro meses. A existência deste clone dá à central a certeza de que o legado de Hershel permanecerá – já que o clone é geneticamente idêntico ao Hershel, pode-se garantir que o desempenho médio resultante da progênie será equivalente à performance das filhas de Hershel.
A central Alta Brasil ainda possui sêmen do reprodutor Hershel à disposição no mercado brasileiro. Informações (34) 3336.1840. Visite o site: www.altagenetics.com.br