CI

Trabalho com sementes crioulas é premiado em São Paulo

O projeto vencedor concorreu com outros 42 trabalhos


O projeto "Resgate de Sementes de Milho Crioulo" desenvolvido no município de Ibarama pela Emater/RS-Ascar, recebeu na terça-feira (28-11), em São Paulo, o Prêmio Ambiental von Martius, concedido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. O coordenador do projeto e chefe do escritório municipal de Ibarama, Giovani Ronaldo Rigon Vielmo, participou da solenidade de entrega no Clube Transatlântico.

A 7ª edição do prêmio teve 1121 projetos encaminhados para as trêscategorias de avaliação: humanidade, tecnologia e natureza. O projeto da Emater/RS-Ascar foi vencedor na categoria natureza, concorrendo com outros 42 trabalhos.

O trabalho é desenvolvido pela Emater/RS-Ascar desde 1998, em parceria com sindicatos, prefeitura, Embrapa e agricultores. Os objetivos são buscar novas variedades de sementes de milho crioulo. 40% da área plantada em Ibarama é cultivada com as 23 variedades de milho crioulo. Em 2006 foi realizada a 1ª Festa Estadual do Milho Crioulo e a 5ª edição do programa Troca de Sementes Crioulas em Ibarama.

Este prêmio valoriza o trabalho de preservação genética que vem sendo desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, justamente num momento de discussão sobre sementes modificadas. "São materiais que se perdidos jamais serão recuperados", completa Vielmo. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.