Tráfego nas rodovias do RS acelera em novembro
Na comparação com outubro, o fluxo total de veículos avançou 2,2%
Na comparação com outubro, o fluxo total de veículos avançou 2,2% - Foto: Arquivo Agrolink
O tráfego nas rodovias do Rio Grande do Sul voltou a crescer em novembro e reforçou a trajetória de recuperação da circulação e da atividade logística no estado após os impactos climáticos registrados no ano anterior. Os dados indicam manutenção de um ritmo acelerado de retomada, com expansão disseminada em diferentes recortes temporais.
Na comparação com outubro, o fluxo total de veículos avançou 2,2%, considerando a série com ajuste sazonal. O desempenho foi sustentado pelos veículos leves, que registraram alta de 2,8%, enquanto o tráfego de pesados apresentou recuo de 1,7% no período. Em relação a novembro de 2024, o crescimento foi mais intenso, com avanço de 9,0% no total, refletindo a base deprimida após os eventos climáticos extremos.
No acumulado do ano até novembro, o estado apresenta um dos resultados mais fortes do país, com expansão de 15,3% no tráfego total, puxada principalmente pelos veículos leves. O resultado em 12 meses também permanece robusto, com alta de 14,5%, sinalizando recuperação consistente da mobilidade regional e do fluxo logístico ao longo de 2025.
O cenário é explicado por fatores como a melhora da renda, o calendário favorável de consumo e feriados, além da redução dos custos de deslocamento. No segmento de cargas, apesar do apoio de atividades agrícolas e do comércio, o avanço foi limitado por condições climáticas e pelo menor dinamismo da produção industrial. Ainda assim, o balanço do ano confirma um ciclo intenso de retomada da circulação rodoviária no estado.
“Apesar desses desafios, o balanço geral do ano é amplamente positivo para o Rio Grande do Sul. A combinação entre renda forte, calendário favorável e base deprimida pós-eventos climáticos resultou em um dos ciclos mais intensos de recuperação da mobilidade e da atividade logística entre os estados monitorados. Com crescimento disseminado nos diferentes recortes temporais, o estado encerra 2025 com um quadro de circulação rodoviária significativamente mais ativo e sólido”, explica a Veloe.