Tratar semente eleva lucro e produtividade, diz especialista
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)

Imagem: Marcel Oliveira

PLANTAÇÃO

Tratar semente eleva lucro e produtividade, diz especialista

“Cada ataque na fase inicial do cultivo reduz o potencial de desenvolvimento"
Por: -Leonardo Gottems
334 acessos

O tratamento de sementes é uma ferramenta poderosa para protegê-las de inúmeros agentes   causadores de doenças e pragas que ameaçam a fase inicial do cultivo, aumentando assim a produtividade e, consequentemente, os lucros. Foi isso que afirmou Ricardo Otranto, que é engenheiro agrícola, líder da área de tratamento de sementes da divisão agrícola da Bayer no Brasil. 

“Cada ataque na fase inicial do cultivo reduz o potencial de desenvolvimento da plântula e sua futura produtividade. A utilização de produtos tanto químicos, quanto biológicos, proporciona a   proteção das sementes neste período, o que beneficia o desenvolvimento das plantas já na germinação em estágio inicial da lavoura”, comenta ele. 

O especialista explica que o produtor precisa de um planejamento detalhado para definir a quantidade ideal de sementes que será plantada por metro linear a fim de conseguir determinar a melhor densidade de plantas e otimizar o potencial produtivo da semente. “A densidade também é importante: quanto mais uniforme for a distribuição das sementes durante a fase de plantio, melhor será o arranque inicial das plantas e o estabelecimento da plantação”, completa. 

“Quando ocorre a situação oposta, pode haver a não uniformidade no processo de semeadura gerando dois problemas graves: a ocorrência de falhas ou ‘duplas’. As falhas representam locais em que a semente não foi plantada. Além de serem áreas improdutivas na lavoura, esses espaços favorecem o desenvolvimento de plantas daninhas. Já as ‘duplas’ ocorrem quando duas ou mais sementes são depositadas no sulco de semeadura, causando a germinação de mais de uma planta em espaço limitado ao seu desenvolvimento, o que também gera na colheita”, indica. 

“As dicas para o tratamento da semente são parte fundamental do trabalho de base de um plantio. O trabalho do agricultor tem se tornado mais desafiador a cada safra. Por isso, é importante que ele possa contar com o suporte necessário e com soluções e tecnologias que irão auxiliá-lo na missão de produzir mais, em menor área, de forma sustentável e com a proteção”, concluir. 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink