CI

Novas frentes frias podem trazer chuvas fortes até fim de novembro

Previsões indicam atuação de três frentes frias na segunda quinzena de novembro


Foto: Freepik

Previsões numéricas apontam a possibilidade de que três frentes frias atuem sobre o Brasil na segunda quinzena de novembro, o que deve tornar o período mais chuvoso, segundo informações do Meteored.

A primeira frente fria chega neste domingo (16), com previsão de “chuvas fortes para a região Sul inteira ao longo do dia”. Na segunda-feira (17), o sistema avança e passa a influenciar também São Paulo e Mato Grosso do Sul, com registro de tempestades fortes. O Meteored informa que o avanço pode gerar “pancadas de chuva moderadas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, sul do Mato Grosso e sul de Goiás”.

De acordo com as projeções, essa primeira frente fria deve influenciar o tempo durante toda a semana. Outras duas frentes devem atuar no país ainda em novembro. A próxima está prevista para avançar por volta do dia 24, enquanto uma terceira deve ser impulsionada por um ciclone que se forma na altura da Argentina por volta de domingo (23). As previsões mostram “o início do desenvolvimento do sistema no sul da América do Sul”.

Entre os dias 24 e 28, a nova frente fria deve atingir o Brasil, com expectativa de chuvas fortes na porção centro-sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul. As análises também indicam a possibilidade de formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) na segunda metade do mês, embora o cenário ainda dependa de confirmação.

Por volta dos dias 28 e 29, previsões apontam a chance de mais uma frente fria avançando pela região Sul, enquanto a possível ZCAS favorece a formação de chuvas intensas na região central. O Meteored afirma que o resultado pode ser “tempestades severas em toda a região Sul, Sudeste e Centro-Oeste”, encerrando o mês com pancadas de chuva fortes em grande parte do país.

A plataforma ressalta que a formação das duas últimas frentes ainda está distante no horizonte de previsão. “Quanto mais distante, menos acurada a previsão costuma ser”, informa o boletim, destacando que as datas podem variar e tendem a ganhar maior precisão ao longo da próxima semana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7