CI

Trigo: Boa informação aumenta a produção

Reunião Técnica OR, proporcionou uma tarde de conhecimento aos que lá se fizeram presentes



Na tarde do dia 05 de Junho de 2014 nas dependências do auditório do prédio B5 da UPF, ocorreu a tradicional Reunião Técnica da empresa OR Sementes. O evento teve a participação de um público interessado de aproximadamente 100 pessoas, com o objetivo principal de levar informações aos triticultores e anunciar a sua nova parceria com a empresa Sementes Webber de Coxilha, RS. 

A apresentação dos palestrantes se deu de forma agradável e criativa, sedo que a Engenheira Agrônoma Sandra Zoldan discorreu sobre as cultivares OR sementes, destacando as principais características de cada uma. Sandra salientou o bom nível de resistência às doenças que tem a cultivar Ametista, tendo alcançado em 2013 um teto produtivo de 6000 Kg/ha. Quanto à cultivar Topázio, Sandra destacou o bom nível de resistência à Giberela e o teto produtivo em 2013 de 6.540 Kg/ha. Jadeíte 11 tem resistência ao acamamento e à germinação na espiga, além de um potencial produtivo de 5.640 Kg/ha em 2013.

A cultivar ORS Vintecinco que possui qualidade especifica para biscoito e tem farinha branqueadora, teve seu rendimento em ensaios 8.766 Kg/ha. “Sendo que todas possuem alta qualidade industrial e rendimento”, comentou Sandra. A palestrante falou também sobre o manejo de doenças nas cultivares de trigo OR, ressaltando a importância da resistência genética, controle químico e rotação de culturas.  Já Aroldo Linhares apresentou três futuros lançamentos da OR Sementes, todos com elevado potencial produtivo, boas características agronômicas e de qualidade industrial. 

Palestrou também naquela tarde o Sr. Daniel Osório Lira, especialista em moinhos da empresa Moinhos Vicato. Seu tema foi “tipos de trigo que os moinhos buscam e parceria com os produtores”. Nesse contexto, Daniel salientou a importância de prestar atenção no que o mercado necessita, pois o moinho busca cultivares que atendam a expectativa desse mercado.  O Sr. Sergio Roberto Dotto membro da comissão da Câmera Setorial do Trigo do estado do RS também fez uso da palavra no evento técnico abordando a situação atual e as dificuldades que ainda existem na comercialização do trigo gaúcho pelo mercado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.