CI

Trigo: Patagônia argentina pode ter a maior produtividade da América do Sul

Aponta experimento na província de Rio Negro


 

Um experimento da engenheira agrônoma Magali Gutiérrez aponta que a província de Rio Negro, na patagônia argentina, tem o maior potencial produtivo de trigo na América do Sul. A localidade, que conta com um solo seco e temperaturas baixas, não está entre as maiores produtoras de grãos do país. 

No experimento com trigo irrigado e ciclos curtos, Magali alcançou um rendimento médio de aproximadamente 9.000 kg/hectare com 19 centímetros de espaçamento, com picos de 15.000 kg/ha por hectare em alguns lotes no ano passado. A viabilidade comercial será estudada neste ano, mas o custo do frete de US$ 50/ton para o porto de Bahia Blanca aponta um altíssimo potencial econômico para o produto.

“O que acontece é que não se pode cometer nenhum erro durante o manejo, para não atrasar o ciclo. Se o produtor perder esses tempos, os rendimentos vão para baixo. A grande notícia é que o trigo que colhemos tem um maior nível de proteína que na região pampeana”, revelou Magali, que é Gerente Técnica de Desenvolvimento da Associação de Produtores de Plantio Direto da Argentina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7