Trigo produzido em fazenda vertical rende mais
Foram projetados 11,7 quilos por metro quadrado de rendimento por ano
Foto: Divulgação
Já pensou em ter uma fazenda vertical, sem usar o solo, defensivos agrícolas e menos água do que o necessário? É o que fez uma empresa holandesa no cultivo de trigo, um dos alimentos globais mais importantes quando o assunto é alimentação. As fazendas verticais, ou fazendas do futuro, são locais destinados a produção de alimentos e remédios e camadas verticais, como o próprio nome sugere. A ideia deste tipo de cultivo é causar o menor impacto ambiental possível.
Em relação ao trigo, o alimento representa até 40% do consumo de proteínas mundial, além de ser como alimento para os humanos, o farelo do grão também é utilizado na fabricação de ração para os bovinos. A empresa responsável pelo cultivo não tradicional é a Infarm, que afirma ter tido ótimos resultados com o trigo em “vertical”.
Foram projetados 11,7 quilos por metro quadrado de rendimento por ano, o que equivale a 117 toneladas por hectares/ano, 26 vezes mais do que o rendimento a céu aberto. “Ser capaz de cultivar trigo em ambientes fechados é um marco para nós e de importância significativa para a segurança alimentar global”, destaca Erez Galonska, CEO e cofundador da companhia.