Trocar vacas por cabras pode melhorar o clima?
A iniciativa de substituição de cabras não encontrou apoio generalizado
Foto: Pixabay
No parlamento da província holandesa de Gelderland, uma discussão acalorada estourou recentemente sobre a substituição de vacas por cabras para proteger o clima do aquecimento global causado pelas emissões de metano do gado, escreve o portal www.gelderlander.nl.
O motivo da controvérsia foi um estudo publicado por Jan Dijkstra, professor associado de nutrição animal na Universidade de Wageningen. O cientista fez uma comparação global das emissões de vacas leiteiras e cabras leiteiras. De acordo com seus cálculos preliminares, as emissões de metano de uma cabra são cerca de 90% menores do que as de uma vaca leiteira.
Uma cabra dá 3 litros de leite por dia, uma vaca cerca de 30 litros. Uma cabra também consome cerca de dez vezes menos ração do que uma vaca. Isso significa cerca de 90% menos amônia da urina e esterco por animal. Uma vaca leiteira libera uma média de 145,6 kg de nitrogênio por ano. Para uma cabra, são 14,7 kg. Ou seja, as emissões de nitrogênio de uma cabra são cerca de 10% daquelas de uma vaca leiteira. Uma vaca emite 135 kg de metano por ano. Além disso, aproximadamente 35 kg de metano por vaca vêm do esterco bovino . A emissão exata de metano em cabras ainda está sob investigação, mas os números obtidos até agora são obviamente muito menores.
A esse respeito, um dos líderes partidários da província de Gelderland, Peter Drenth, pediu a substituição de cabras para ajudar a província a atingir suas metas climáticas. “Se eu substituir metade das vacas em Gelderland por cabras, resolverei todos os meus problemas climáticos e de nitrogênio, porque as cabras emitem muito menos”, disse ele.
A iniciativa de substituição de cabras não encontrou apoio generalizado. Os opositores apontaram que na província se cria principalmente gado de corte (mais de 500 mil cabeças), enquanto o estudo se refere a vacas leiteiras , sendo que 60% da carne é exportada, ou seja, é isso que o povo faz. Existem pouco mais de 220 mil vacas leiteiras na província e são essenciais para a segurança alimentar.
Uma cabra produz muito menos carne e leite do que uma vaca, e quase um quarto do gado leiteiro e de corte holandês está concentrado em Gelderland. Se apenas metade das vacas leiteiras da província fosse substituída para produzir a mesma quantidade de leite, então o número de cabras em Gelderland excederia o total nacional em pelo menos 7 vezes, é improvável que traga benefícios para ambos os lados.