CI

Ucrânia diz que tem alternativas se acordo de exportação de grãos não for prorrogado

A Ucrânia tem formas alternativas de transportar grãos se um acordo sobre exportações seguras do Mar Negro


Foto: Canva

A Ucrânia tem formas alternativas de transportar grãos se um acordo sobre exportações seguras do Mar Negro não for prorrogado em 18 de maio, e não veria esse resultado como um "cenário apocalíptico", disse o ministro da Agricultura.

Os portos ucranianos do Mar Negro foram bloqueados após a invasão da Rússia no ano passado, mas o acesso a três deles foi liberado em julho passado sob um acordo entre Moscou e Kiev mediado pelas Nações Unidas e a Turquia.

Moscou ameaçou encerrar o acordo em 18 de maio, a menos que uma lista de exigências seja cumprida para remover os obstáculos às exportações de grãos e fertilizantes da própria Rússia.

"Não vislumbramos nenhum cenário apocalíptico devido a um milhão de circunstâncias. Agricultores e comerciantes ucranianos mostraram que podem fazer muito e muitas rotas (de exportação) podem ser estabelecidas", disse o ministro da Agricultura, Mykola Solsky, ao seu ministério. como dizendo tarde na segunda-feira. "Existem vários cenários que estarão envolvidos nos piores cenários", disse ele, sem dar mais detalhes.

As Nações Unidas disseram na segunda-feira que até agora quase 30 milhões de toneladas métricas de grãos e alimentos foram exportados da Ucrânia sob o acordo do Mar Negro, incluindo quase 600.000 toneladas métricas de grãos em navios do Programa Mundial de Alimentos para operações de ajuda no Afeganistão, Etiópia, Quênia , Somália e Iêmen.

A agência de notícias estatal russa RIA citou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Vershinin, dizendo que uma reunião de quatro vias de alto nível sobre o acordo de grãos do Mar Negro ocorreria em Istambul de 10 a 11 de maio.

A Ucrânia também exporta grãos através dos portos do rio Danúbio e disse anteriormente que o que é conhecido como Cluster do Danúbio oferece uma rota de exportação alternativa viável.

Fonte: Reuters com tradução Agrolink*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7