CI

Ucrânia segue passos da Rússia na produção e importação de frango

Seguindo os mesmos passos do outro principal integrante da ex-União Soviética, a Ucrânia reduz sua dependência às importações de carne de frango


Seguindo os mesmos passos do outro principal integrante da ex-União Soviética, a Ucrânia reduz sua dependência às importações de carne de frango, nesse sentido investindo fortemente no aumento da produção interna.

Sete anos atrás, em 2004, a produção ucraniana de carne de frango, da ordem de 200 mil toneladas, ficou ligeiramente aquém do total importado, o que propiciou um abastecimento interno próximo de 450 mil toneladas.
Neste ano, as estimativas apontam abastecimento quase 100% maior que o de 2004, o que significa disponibilidade interna da ordem de 850 mil toneladas. Mas em vez das importações garantirem mais de 50% desse abastecimento, como ocorria em 2004, respondem agora por menos de 5%.


Isso corresponde a uma redução de importação superior a 80% em sete anos e está sendo alcançado graças a um aumento que, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) chega a 300%.

Naturalmente, a exemplo do que vem ocorrendo com a Rússia – que também aumentou a produção e vem reduzindo significativamente suas importações – países exportadores como o Brasil saem perdendo com essa expansão. Dados da SECEX/MDIC apontam que entre janeiro e novembro de 2010 a Ucrânia importou cerca de 225 mil toneladas de carne de frango brasileira. Em 2011, no mesmo período, esse volume foi reduzido para pouco mais de 100 mil toneladas, menos da metade do volume registrado no ano passado.




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.