CI

Ucrânia volta a mandar cereais por rotas alternativas

Ucranianos esperam escoar pelo menos 30 milhões de toneladas de cereais


Foto: Leonardo Gottems

Apesar da guerra, a Ucrânia conseguiu estabelecer rotas alternativas para a exportação de cereais e as primeiras cargas já começam a chegar na Europa. Um cargueiro com 18 mil toneladas de milho chegou a um porto espanhol nesta segunda-feira, 13 de Junho, usando uma nova rota marítima aberta no Mar Báltico para contornar os bloqueios russos no Mar Negro.

A exportação também foi reestabelecida através da recuperação de, pelo menos, mais duas rotas através da Polônia e da Romênia. A expectativa é de que os ucranianos comecem a escoar pelo menos 30 milhões de toneladas de cereais que estão armazenados no seu território e ainda não foram destruídos ou roubados pela Rússia.

“Estas rotas não são perfeitas porque contêm passagens estreitas, mas estamos a fazer o nosso melhor para as desenvolver o mais rapidamente possível”, afirmou o vice-ministro ucraniano Dmytro Senik em declarações à agência de notícias Reuters. Ele revelou que está também negociando com os Países Bálticos a criação de uma terceira rota de exportação, e foi justamente essa a via testada para levar o milho ucraniano à Espanha nesta semana.

A invasão russa causou a suspensão das exportações de cereais ucranianos através do Mar Negro e provocou escassez generalizada, além de inflação nos preços dos alimentos. A Ucrânia é o quarto maior exportador de grãos do mundo, mas a Rússia tem impedido as exportações marítimas, bloqueando portos e rotas marítimas ucranianas no Mar Negro, além de continuar a realizar ataques com mísseis a terminais, elevadores de grãos e infraestruturas ferroviárias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.