CI

UE adia discussão sobre subsídios e culpa Brasil


A União Européia vai apresentar uma proposta insatisfatória para os países exportadores de produtos agrícolas sobre a redução de subsídios durante a próxima reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), em março. "Se chamam de agressividade a completa liberalização do comércio agrícola, não vamos ser agressivos", disse o alemão Karl Falkenberg, um dos principais negociadores europeus.


Se a notícia é ruim para os países exportadores, é ainda pior para o Brasil. A UE tem difundido a tese de que barreiras e subsídios à agricultura não devem ser discutidos imediatamente na OMC por causa do Brasil, que fez reclamação ao órgão de solução de controvérsias contra os subsídios europeus à exportação de açúcar. A UE distribuiu um aviso nos bastidores da OMC com um recado direto: se em pouco mais de um ano haverá decisão em Genebra sobre a estrutura dos subsídios à exportação, por que negociá-los seriamente agora?

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.