UE aprova normas para transgênicos
CI
Agronegócio

UE aprova normas para transgênicos

Por:

O Parlamento da União Européia chegou ao acordo para aprovar a norma mais rigorosa do mundo para a rotulagem de alimentos com organismos geneticamente modificados (OGMs), o que constitui um passo rumo à abolição da proibição de cinco anos que está sendo contestada pelos Estados Unidos.

O Legislativo europeu votou, em Estrasburgo, França, a criação de processo pan-europeu para a aprovação dos chamados OGMs e fixou normas para quando esses produtos forem expostos em rótulo.

Os governos da UE já concordaram com as regras. "Queremos que os produtos seguros sejam aprovados, para que possamos oferecê-los ao mercado", disse Simon Barber, diretor de biotecnologia da fábrica da EuropaBio, com sede em Bruxelas. A aprovação "é importante porque a biotecnologia das fábricas européias vem perdendo terreno" enquanto os produtores em outras regiões usam novas tecnologias.

As alterações fazem parte de um esforço para suspender a moratória de 1998 sobre a introdução de produtos transgênicos nos mercados europeus. O fim da proibição pode não por fim à controvérsia com os EUA, que cultivam 70% das lavouras GMs do mundo desenvolvidas por companhias como Monsanto, Archer-Daniels-Midland (ADM) e Dow Chemical.

As novas regras exigem a rotulagem de alimentos constituídos de 0,9% de ingredientes transgênicos aprovados. A medida reduz o nível inicial de 1% estipulado pela lei, um nível compartilhado por alguns países e que já é o patamar mais baixo do mundo, segundo a EuropaBio. A Comissão de Meio Ambiente, do Parlamento, apoiou anteriormente um padrão de 0,5%.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.