UE e Minas Gerais discutem investimentos e cooperação
Embaixadores da UE visitam Palácio da Liberdade

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, o governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões receberam, nesta quinta-feira (25/9), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, embaixadores da União Europeia. A delegação, formada por 19 representantes máximos das missões internacionais do bloco no Brasil, buscou “explorar oportunidades de cooperação com Minas Gerais em áreas estratégicas, como economia, turismo, meio ambiente e segurança”.
O Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Casa Civil, promoveu o encontro, que simboliza, segundo a gestão estadual, “um marco nas relações internacionais do Estado”, ressaltando que Minas Gerais tem se posicionado como plataforma de crescimento, inovação e sustentabilidade.
A visita ocorre em um momento considerado decisivo das relações entre o Brasil, por meio do Mercosul, e o bloco europeu. “Após o encerramento das negociações do Acordo de Parceria Mercosul-UE, em 2024, e a assinatura prevista para 2025, espera-se uma significativa ampliação no comércio bilateral”, informou o governo estadual.
Segundo a administração mineira, o tratado “promete eliminar barreiras alfandegárias, diversificar cadeias de suprimentos, atrair investimentos e modernizar setores estratégicos da economia brasileira e mineira”. Apesar dos debates sobre questões ambientais, “a expectativa é que o acordo aumente em até 26% as exportações brasileiras para a Europa, fortalecendo cadeias produtivas e abrindo novas oportunidades para empresas de diferentes portes”.
A União Europeia é composta por 27 países, com aproximadamente 449 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto de cerca de 17 trilhões de euros. O bloco é considerado a maior experiência de integração regional do mundo e representa aproximadamente 6% da população global.