Uma nova fronteira para bons vinhos no Norte do Paraná

Uvas

Uma nova fronteira para bons vinhos no Norte do Paraná

Casa Carnasciali nasce no Vale do Ivaí com compromisso de qualidade e acompanhamento de um dos melhores enólogos do Brasil
Por:
294 acessos

Imagine a sensação de ser o primeiro a produzir vinho de qualidade em uma determinada região, expandindo as fronteiras da vitivinicultura. É o que está começando a ocorrer no Vale do Ivaí, na região Norte do Paraná, com a Vinícola Casa Carnasciali. O projeto começou a ser planejado pelo empreendedor Rogério Carnasciali em 2000 e a implantação ocorreu em janeiro de 2013. E o que ocorreu nesses 13 anos? Carnasciali explica: foram feitas todas as pesquisas necessárias para a implantação de um parreiral com uvas viníferas de alta qualidade.

Rogério Carnasciali estudou muito sobre o assunto, mesmo assim não abriu mão de se cercar de experts na hora de materializar seu sonho. O gaúcho Delto Garibaldi, eleito o melhor enólogo brasileiro em 2014, aceitou o desafio e, mais que isso, indicou o agrônomo Silvano Michelon para conduzir o processo, seguindo rigorosos critérios de qualidade, do plantio até a colheita. “Os dois técnicos descreveram a terra como excelente para o plantio de uvas viníferas, levando em conta as análises do solo e o os dados climáticos do Simepar”, observa Carnasciali.

Com a assistência técnica de profissionais do Rio Grande do Sul, com muita experiência e reconhecimento nacional e com base em diversos fatores climáticos, foi feita a escolha das variedades. Em agosto de 2016, foram plantadas quatro mil mudas de Chardonney, 3,2 mil mudas de Pinot Noir e duas mil mudas de Shiraz. A primeira colheita está sendo feita neste final de dezembro, com uma previsão de dois mil quilos. A partir de 2020, a colheita será com 100% da capacidade de produção e com previsão de 30 mil quilos, produzindo 30 mil garrafas de vinhos e espumantes.

O manejo utilizado nos vinhedos da Casa Carnasciali é referenciado como Agricultura de Precisão. O sistema de condução das parreiras é em linha, chamado espaldeira, o que possibilita à planta receber mais sol e vento, evitando as doenças. “O resultado desse cuidado se transforma em benefício com a utilização de menos defensivos agrícolas. Nesse ano de 2018 não foi utilizado nenhum inseticida”, destaca Rogério Carnasciali.

A Casa Carnasciali está muito bem localizada, às margens da rodovia PR 170, conhecida como Rodovia do Milho, a 13 km do centro de Apucarana, 40 km de Maringá e 50 km de Londrina, os principais mercados consumidores na região, além de 250 km de Ponta Grossa e 350 km de Curitiba.

A proposta da Casa Carnasciali é apresentar um vinho diferenciado, de alta qualidade, mas também será integrada ao Turismo Regional. A visitação ao público será aberta em junho de 2019. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o consumo per capita no Brasil é de menos de dois litros de vinho ao ano - dados de 2016. “Portanto, o país é um mercado com grandes possibilidades de crescimento, estimado em 98%, e num momento em que os vinhos brasileiros começam a ser reconhecidos e valorizados internacionalmente”, conclui Rogério Carnasciali.

Experiência levou à criação do Brasilbonsvinhos.com.br

A partir da experiência de 18 anos no mundo do vinho, Rogério Carnasciali identificou a oportunidade de criar um site e uma Loja Virtual exclusiva de vinhos brasileiros de alta qualidade. Assim, neste ano de 2018 foi lançado o Brasilbonsvinhos.com.br  com o conceito de promover e democratizar as informações sobre os excelentes vinhos e espumantes  brasileiros produzidos pelas pequenas e médias vinícolas, conhecidos como vinho arte ou vinho butique e reconhecidos pelo mercado internacional, resultado do investimento e da qualidade do trabalho de toda cadeia produtiva do vinho no Brasil.

O Centro de Distribuição da Brasilbonsvinhos.com.br está localizado em Apucarana, Norte do Paraná, local estratégico para distribuição nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, com baixo custo de frete e entrega rápida. A logística de entregas é realizada pelos Correios, incluindo o sistema de Logística Reversa, que é o serviço de remessa de mercadorias em devolução, sem ônus ao cliente remetente. Pelo contrato com os Correios, a tarifa do frete para 122 cidades de São Paulo, incluindo a capital, é a mesma tarifa estadual considerada do Paraná.

“As vinícolas parceiras são selecionadas por dois enólogos a partir de critérios relacionados ao cuidado com os vinhedos, seleção das uvas e utilização de equipamentos modernos com alta tecnologia no processo produtivo, que resultam em produtos fantásticos. O Brasil vem se destacando internacionalmente no mercado de vinhos e espumantes em função dos grandes investimentos em pesquisa, treinamento de pessoal e de reconstrução dos vinhedos no Rio Grande do Sul”, salienta Rogério Carnasciali.

Nos últimos 18 anos, produtores de vinho de todo o país têm investido na linha de produtos de alta qualidade, colocando o país no cenário internacional. Uma característica que marca esse processo é o surgimento de vinícolas que primam pela qualidade e menos pela quantidade, com a intenção de criar o melhor vinho, capaz de concorrer com grandes produtores nacionais e internacionais.

Para contribuir para a valorização do vinho e espumante nacional, o acesso à loja virtual é precedido por um site (www.brasilbonsvinhos.com.br), que traz conteúdos ligados ao processo de produção do vinho e à viticultura, visando levar informações específicas para que as pessoas compreendam a diferença entre um vinho produzido em escala industrial e outro produzido em pequena escala.

Serviço

Site: www.brasilbonsvinhos.com.br 
Instagran: brasilbonsvinhos
Facebook: https://www.facebook.com/brasilbonsvinhos/
- Outras informações: (43) 99908 6707

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink