Unesp conclui prova de ganho de peso


Agronegócio

Unesp conclui prova de ganho de peso

Por:
1 acessos

Em 294 dias, câmpus de Ilha Solteira avaliou cem machos da raça nelore-mocho

O Departamento de Biologia e Zootecnia da Unesp de Ilha Solteira (SP) divulgará, sábado, os resultados da quarta Prova de Ganho de Peso realizada pelo Grupo Nelore-Mocho Noroeste em parceria com a Tortuga. A prova teve duração de 294 dias e avaliou cem machos nelores-mochos entre 7 e 9 meses. Os animais foram submetidos às condições de pecuária extensiva da Região Centro Oeste - em pastos de Brachiaria decumbens e suplementação mineral. "Uma prova de ganho de peso realizada em condições reais do cerrado também serve para identificar animais com potencial de passar as suas progênies características para obter a redução do período de recria", explica o zootecnista Luís Antonio Setúbal, do grupo.

Potencial de conformação - Além de servir como parâmetros sobre o desempenho da raça em ganho de peso, o porcentual de classificação também demonstra potencial de conformação, pois as provas dão ênfase à avaliação do biótipo, deixando fora dos grupos de elite animais com baixa aptidão para carne. Pela primeira vez os animais foram avaliados pelo método score utilizado pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu.

Adotado pelo zootecnista William Koury Filho, da Unesp/Jaboticabal (SP), o método EPMU-RAS avalia visualmente os animais por meio de escala para geração de estrutura, precocidade, musculosidade e umbigo. "Só vendemos animais que estão dentro da base genética que estipulamos, o restante vai para engorda e vira gado de corte", diz Setúbal. Em quatro anos, foram avaliados 400 exemplares da raça, 50% dos quais classificados na categoria superior elite.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink