CI

União Europeia e EUA fecham acordo agrícola

Preserva os volumes originais, mas os compartilha entre a UE e o Reino Unido


Foto: Pixabay

Estados Unidos e União Europeia anunciaram nesta semana terem atingido acordo sobre quotas agrícolas na Organização Mundial do Comércio (OMC). Em comunicado, a Comissão Europeia (CE) ressalta que este acordo é o “culminação de dois anos de negociações”, após a saída do Reino Unido do bloco econômico europeu.

Comentando sobre o entendimento de princípio alcançado, o Comissário da Agricultura da CE, Janusz Wojciejowski, disse: “Estou muito satisfeito por termos chegado a um acordo com nosso parceiro comercial mais importante, os EUA. Este acordo – feito no âmbito da OMC – preserva os volumes originais, mas os compartilha entre a UE e o Reino Unido”. 

Segundo ele, o acordo “dá certeza e estabilidade ao comércio agrícola e aos nossos mercados. Estou particularmente satisfeito com o fato de este acordo marcar a importância de nosso relacionamento comercial e econômico. Isso representa um bom sinal de nosso compromisso de trabalhar juntos tanto bilateralmente quanto na estrutura da OMC. Quero agradecer à minha equipe e aos nossos colegas dos EUA pelo trabalho bem executado”.

De acordo com o entendimento, “parte do volume permanece com a UE-27 e parte vai para o Reino Unido, com base nos recentes fluxos comerciais”. Foram contempladas dezenas de quotas e milhões de euros de trocas comerciais de produtos como o arroz, produtos lácteos, frutas, vegetais e vinhos.

A Comissão Europeia aponta que “a UE está conduzindo negociações semelhantes de repartição de contingentes pautais com 21 outros parceiros com direitos de acesso a esses contingentes”. Bruxelas adianta que já concluiu as negociações com a Argentina, Austrália, Noruega, Paquistão, Tailândia, Indonésia e outros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.