CI

União para eliminar a PRRS

Movimento de "união regional" de produtores visa controlar o vírus em granjas suinícolas


A Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS, na sigla em inglês) é uma doença que causa problemas de reprodução em matrizes e possui um componente respiratório no qual os animais ficam suscetíveis a doenças respiratórias. Para Bob Morrison, professor e veterinário da Universidade de Minnesota (EUA), esforços regionais para o controle da doença mostram resultados bastante positivos.

Morrison diz que todas as granjas suinícolas possuem seu controle de biossegurança individual para manter o vírus da PRRS fora da produção e/ou, quando o problema é detectado, manter a doença sob controle. Porém, há um movimento de "união regional" de produtores para controlar o vírus. "Esta é uma iniciativa nova, um esforço voluntário, que começou em Minnesota e agora está em seis ou sete estados diferentes", disse.

A maioria dos projetos de biossegurança é novo, e os produtores estão na fase de visitar granjas, tentando mobilizar a participação de todos, buscando estabelecer status sanitários locais. Segundo o professor, o projeto mais antigo, iniciado em Minnesota, começou em 2004. Desde então, os casos das doença diminuíram sensívelmente e, por isso, o projeto será ampliado para todo o norte do estado americano. "Para um programa voluntário de erradicação da PRRS, você precisa de tratamento eficaz e bons métodos para controlar e, eventualmente, eliminar o vírus", explica Morrison. "Quando você quer controlar a doença regionalmente, o principal motivador é a liderança, para motivar produtores da região, fazendo com que o projeto funcione". As informações são do site internacional Pig Progress.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.