CI

Universal volta a Venâncio Aires/RS


A Universal Leaf Tabacos, maior empresa fumageira no Brasil, voltará a operar em Venâncio Aires/RS. A decisão foi tomada quatro anos após a transferência da unidade de processamento de tabaco para Joinville/SC, devido a impasse na compensação de créditos na exportação. Venâncio Aires é o município que mais produz tabaco no Brasil, com área estimada em 12,5 mil hectares nesta safra.

O prefeito Airton Artus recebeu a notícia do presidente da Universal para a América Latina, Robert Jones, que será substituído por Airton Hentschke. A previsão da empresa é instalar, em 2010, unidade de transposição de tabaco no local da antiga unidade de processamento. A filial passará a receber e exportar grande parte do tabaco processado em Santa Cruz do Sul. A estimativa é que o incremento na arrecadação de Venâncio Aires seja de até R$ 4 milhões por ano, a partir da movimentação de R$ 200 milhões. Até 2012, a Universal estará entre as cinco maiores empresas do município em arrecadação. A empresa manterá a industrialização em Santa Cruz e Joinville.
Serão gerados 70 empregos diretos na unidade. A partir de 2010, 300 vagas na unidade de Santa Cruz serão reservadas a trabalhadores de Venâncio Aires. De acordo com Artus, a retomada das atividades deixou a comunidade otimista. O presidente da Câmara do Comércio de Venâncio Aires, Silvano Hansel, observa que a retomada serve de alento à economia local.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.