CI

Ureia sobe no mercado interno em janeiro

Os preços de ureia granulada subiram no mercado interno brasileiro em janeiro


Agricultores adiaram as compras de nitrogenados para o início de 2024 Agricultores adiaram as compras de nitrogenados para o início de 2024 - Foto: Canva

Os preços de Ureia granulada subiram no mercado interno brasileiro em janeiro, pois os vendedores aumentaram as ofertas de venda para cobrir as necessidades finais da safra de milho de inverno 2023/2024. Os preços aumentaram, em média,$54/tonelada (t) nos estados de Mato Grosso e Paraná, para $499/t fob Rondonópolis e $440/t fob Paranaguá, respectivamente.

Esperava-se que os preços dos fertilizantes nitrogenados aumentassem em janeiro, para suprir a demanda de última hora para a segunda safra de milho do Brasil, já que o plantio deveria ser adiado devido ao ritmo mais lento do que o normal de semeadura da soja. Porém, a demanda não aumentou como esperado. Participantes de mercado que operam no Paraná calculam que cerca de 15pc a 20pc das necessidades de fertilizantes para a safra de milho ainda não foram comprados, mas alguns acreditam que as compras totalizarão apenas 5pc das necessidades, indicando que pode haver uma redução no uso de fertilizantes.

Agricultores adiaram as compras de nitrogenados para o início de 2024, seguindo o mesmo movimento para a soja em julho e agosto do ano passado, quando agricultores adiaram os negócios de fosfatados e potássicos e ainda conseguiram adquirir grandes volumes a preços atraentes. Porém, os custos de produção desencorajaram agricultores a aumentar os negócios de ureia.

Embora a demanda tenha sido escassa no mercado brasileiro, o aumento dos preços internacionais contribuiu para a alta dos preços internos. Vendedores do mercado interno retiraram suas ofertas depois que a Índia lançou um leilão, esperando mais clareza sobre as tendências de preços. Após o anúncio das ofertas do leilão indiano para compra de ureia em 8 de janeiro, os preços dos fertilizantes começaram a subir nos principais países produtores.

Apenas pequenos volumes de ureia devem ser negociados nas próximas semanas para abastecer a segunda safra de milho de 2023-24, já que o plantio começou nos principais estados produtores - Mato Grosso, Paraná e Goiás.

Com informações da assessoria.*
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.