Usina Santa Helena retoma atividades
previsão de moagem de 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar
O retorno ocorre exatamente três meses após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) declarar nulas todas as decisões tomadas pela Justiça de Anápolis, confirmando a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). O processo foi remetido para a juíza de Santa Helena, Bianca de Melo Cintra, que deferiu a recuperação judicial da usina. Assim, a USH retoma suas operações normais, que foram suspensas no fim do ano passado.
Os ex-funcionários foram recontratados, consolidando o quadro de 1500 colaboradores já em atividade. O impacto da reabertura da Usina Santa Helena já pode ser notado no comércio local, com a geração de seis mil empregos indiretos e movimentando a economia da região. “O reerguer da usina teve como prioridade o aspecto social, nos colaboradores e nos parceiros”, ressalta o diretor jurídico e gestor geral da Usina, Reinaldo de Toledo Maluli.
A produção
Como é tradição da USH, a cana processada será dividida em 60% para a produção de açúcar e 40% para a de etanol. Já a usina Pantanal, localizada em Jaciara, no Mato Grosso , iniciará a safra na próxima segunda-feira (15), totalizando 1,1 milhão de tonelada. A expectativa da atual gestão é nos próximos dois anos, a Usina Pantanal tenha moagem de 4 milhões de toneladas.
A Usina Jaciara, localizada no município de mesmo nome, não operará nesta safra, a previsão é que ela volte às atividades em 2014. A cana desta unidades será processada a cana de ambas as usinas.