CI

Usinas do Paraná começam a moer

O Paraná é o primeito estado a iniciar a safra no pais e conta com 29 usinas sulcroalcooreiras


Iniciou no dia 3 de março, última segunda-feira, a safra 2008/09 de cana-de-açúcar no Paraná. A primeira usina do Estado a moer é a Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense (Copagra), localizada em Nova Londrina, extremo Noroeste, entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. Com 29 usinas sucroalcooleiras, o Paraná é o primeiro estado a iniciar a safra no País e, a previsão é de que na segunda quinzena de março, outras quatro ou cinco unidades consigam também começar a moagem.


Neste ano, a Copagra conseguiu antecipar em dez dias a safra em relação ao ano passado, quando a operação começou em 13 de março. Ramon Orlando Villa Rreal, supervisor industrial da cooperativa, diz que a expectativa é conseguir moer durante 290 a 295 dias na safra, ante os 281 do ciclo 2007/08.


Obviamente, a intenção também é processar mais cana. Ao invés de 856 mil toneladas, como foi no ano passado, fazer 900 mil toneladas, produzindo 72 milhões de litros de álcool - ante os 70 milhões do ano passado.

Villa Rreal conta que a necessidade de antecipar a moagem se deve ao fato de a Copagra ter mais cana do que o previsto. Isso porque a cooperativa paralisou a expansão industrial planejada para entrar em operação este ano, mas o plantio da cana adicional já tinha sido feito. "Ampliamos de 11,5 mil hectares para 14 mil porque o plano era de moer 1 milhão de toneladas em 2008. Mas, decidimos postergar o projeto por conta dos preços ruins, mas a cana já estava cultivada".
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7