Usineiros garantem que terá álcool na entressafra da cana
Os estoques de álcool em abril deverão estar em torno de 500 milhões de litros
Os estoques de álcool combustível em abril, quando se inicia a safra 2007/08, deverão estar em torno de 500 milhões de litros, segundo previsão do usineiro Luiz Guilherme Zancaner, da Uniálcool. Apesar de algumas estimavas alarmistas, Zancaner não acredita na repetição do episódio ocorrido no primeiro trimestre deste ano, quando a escassez do produto resultou na alta dos preços do combustível nas usinas e na redução do álcool na mistura da gasolina de 25% para 20%.
Para o usineiro, o mercado interno deverá ser atendido sem crise, mesmo que o corte da cana tenha de ser interrompido caso as chuvas não dêem trégua. "A safra está muito adiantada e muitas usinas deverão parar a produção já em meados deste mês". Segundo informou, a safra correu em condições extremamente favoráveis.
O clima seco contribuiu para elevar o teor de sacarose da cana, resultando num alto índice de produtividade. Com o preço do açúcar em alta, muitas usinas priorizaram a produção do alimento. As condições de mercado se inverteram, quando as cotações do açúcar caíram mais de 40%, e as usinas ampliaram a produção de álcool, o que deverá garantir preços relativamente estáveis, afirmou Zancaner.