CI

Uso correto de insumos na produção de arroz e feijão

Saiba como é feito o manejo integrado de pragas do arroz e do feijão com adoção de técnicas simples e redução de custo de produção


No programa Prosa Rural, o produtor vai saber como utilizar melhor os insumos nas culturas de arroz e feijão. Carlos Santiago, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), traz dicas para o produtor de arroz chamando a atenção para as diferentes necessidades da cultura de acordo com o tipo de cultivo – de terras altas ou irrigado. E para falar sobre o uso correto de insumos na cultura do feijão, o programa conta com a participação de Lamartine Gonzaga, também da Embrapa Arroz e Feijão.

O uso correto de sementes, adubos, defensivos contra pragas e doenças na produção de arroz e feijão garante alimentos de boa qualidade e ainda reduz os custos da produção. Quando se fala no cultivo de arroz, o produtor deve levar em conta as diferenças entre os sistemas de cultivo, estando atento especialmente ao adubo químico, conhecido como NPK (nitrogênio, fósforo e potássio).

No sistema de terras altas o principal elemento do fertilizante a ser observado é o Fósforo, o P da fórmula NPK, e a quantidade aplicada ao solo. Já no arroz irrigado, o produtor deve dar mais atenção ao Nitrogênio, o N da fórmula NPK, e ao período de sua aplicação.

“Nutrição, controle de pragas e doenças, plantas daninhas e a genética do grão são fatores que o produtor rural deve observar na hora de plantar feijão”, é o que explica Lamartine Gonzaga. Dentre esses fatores o que mais tem chamado a atenção nos últimos tempos é o controle de pragas, principalmente da mosca-branca. Por ser muito resistente, essa praga acaba aumentando os custos com inseticidas, o que pode inviabilizar toda a produção.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Ouça o programa Uso correto de insumos na produção de arroz e feijão

Responsável: André R. Coutinho
Email: [email protected]
Telefone: (62) 3533-2108
Unidade: Embrapa Arroz e Feijão

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.