Uso de brinco ou chip é liberado com Sisbov
De acordo com o Sisbov, os animais poderão portar apenas o chip eletrônico ou o brinco de identificação
De acordo com a Instrução Normativa que define as novas regras do Sisbov os animais poderão portar apenas o chip eletrônico ou o brinco de identificação. Atualmente o brinco precisa ser associado a algum outro mecanismo de reconhecimento, como a marca feita a fogo, a tatuagem ou o chip eletrônico. Caso o produtor escolha usar apenas o brinco, precisa estar consciente de que a perda da identificação também resulta no fim da rastreabilidade bovina.
O diretor presidente da FN&T Certificação Pecuária, André Pires Castanho, diz que agora os animais identificados com o chip eletrônico também não precisam portar o Documento de Identificação Animal (DIA). “Quando a leitura do chip é feita no frigorífico é possível acessar todos os dados do animal. Isto torna desnecessária a apresentação do outro documento”, frisa. Quando o animal for identificado pelo brinco a apresentação do DIA é obrigatória.
Além disso, a propriedade certificada receberá a cada seis meses a visita técnica de um inspetor ligado à empresa certificadora contratada pelo produtor. Entre outras coisas o fiscal vai verificar o livro se registro de movimentações. A comercialização de animais rastreados poderá ser feita somente entre propriedades certificadas. Se a propriedade de destino não for habilitada o animal perde a rastreabilidade.