CI

Uso de ramos e folhas de mandioca na alimentação animal

Aproveitamento de material de alto valor nutritivo, normalmente descartado, para alimentar animais no período de seca


Aproveitamento de material de alto valor nutritivo, normalmente descartado, para alimentar animais no período de seca

A forragem da mandioca é rica em proteínas e vitaminas e pode ser um ótimo alimento para o gado. Em regiões deficitárias de pastagem nativas, em conseqüência dos longos períodos de estiagem, solos arenosos e pobres em nutrientes, o uso da mandioca como fonte de proteínas na alimentação animal pode resolver um dos mais graves problemas para o desenvolvimento e a melhoria da pecuária. No programa Prosa Rural desta semana, o pesquisador Elson Soares dos Santos, da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba – a Emepa, fala sobre o aproveitamento dos ramos e das folhas da mandioca na alimentação, principalmente, de bovinos leiteiros e de corte.

“A parte aérea e as raízes completam uma ração de alto valor nutritivo, pois a parte aérea tem em torno de 18 a 20 por cento de proteína bruta, enquanto as raízes têm em torno de 3 por cento, mas é muito rica em energia”, destaca Santos durante sua participação no programa.

Segundo ele, o produtor deve coletar tanto as raízes quanto a parte aéra da mandioca e espalhar o material ao sol para desidratar, por um período de 24 horas após a colheita. Este procedimento faz com que o ácido cianídrico - substância tôxica aos animais, seja eliminado em sua totalidade.

“Nossa recomendação é que tanto a mandioca mansa quanto a brava seja oferecida aos animais somente depois de 24 ou 48 horas após colhida e colocada em um ambiente para murchar, ou seja, para desidratar ao sol. Os produtores não devem fornecer esses alimentos aos animais sem aguardar o tempo recomendado, para evitar problemas de intoxicação aos animais”, ressalta Elson Soares dos Santos.

Durante o programa, o pesquisador também fala sobre a produção do feno e da silagem a partir das folhas e raízes da mandioca. “No entanto, a nossa recomentação é o uso deste material na forma fresca”, finaliza.

O programa Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Responsável: Wilma Wanda de Souza Emeri
Email: [email protected]
Unidade: Emepa
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.