Utilização frigorífica cresce no MT
CI
Imagem: Pixabay
ESTIMATIVA

Utilização frigorífica cresce no MT

“Para fevereiro, a tendência é de que esse cenário permaneça"
Por: -Leonardo Gottems

Os índices de utilização frigorífica real e em operação em Mato Grosso aumentaram em janeiro, em relação a dezembro do ano passado, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em informações que foram divulgadas pela CarneTec Brasil. Nesse contexto, a utilização real subiu 6,1 pontos percentuais (p.p) e a de frigoríficos em operação teve alta de 5,02 p.p.

Além disso, alguns frigoríficos maiores entraram em período de férias coletivas ou em manutenção no primeiro mês do ano, reduzindo as opções de venda dos produtores de gado. “Para fevereiro, a tendência é de que esse cenário permaneça, visto que na primeira quinzena novas plantas entraram em recesso”, disse o Imea em relatório divulgado na segunda-feira (28).

“Apesar das altas nos índices de utilização frigorífica no maior estado produtor de bovinos do Brasil, houve queda de 4,17% nos abates em janeiro ante dezembro, a 418,7 mil animais, refletindo o aumento na retenção do gado e recuo de oferta de bovinos para abate”, completa a CarneTec.

Ainda nesse mês foi divulgado que a taxa de utilização ficou em 45,03% no primeiro mês do ano e representava o quarto recuo consecutivo no estado. Em relação a dezembro, a queda foi de 1,69% e, ante janeiro de 2020, de 12,34%. Segundo o Imea, há 93% das plantas frigoríficas do estado em funcionamento.

As regiões no Estado em que plantas frigoríficas ainda se encontram fora de atuação puxaram para baixo os preços da arroba do boi gordo em 0,02% ante a semana passada. O boi gordo fechou, na última sexta-feira, a R$ 297,28 à vista e a vaga gorda subiu 0,68% cotada a R$ 268,14.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.