CI

Valor do trigo cai 24,25% em um ano

Mesmo com a umidade da semana, o plantio no RS chega a 90% dos 864.522 ha estimados pela Emater


Com 500 mil t da safra passada encalhadas em propriedades e cooperativas e 205 mil t em estoques públicos, o trigo apresentou desvalorização de 1,58% na semana. A saca de 60 quilos ficou em R$ 23,67, em média, segundo a Emater. Desde julho de 2008, o preço caiu 24,25%.

O economista Tarcísio Minetto, consultor da Fecoagro, especula que possa haver estratégia das indústrias para forçar redução da TEC. O governo federal manteve a taxa, o que frustrou os moinhos.

Conforme o vice-presidente do Sinditrigo, Claudio Furlan, as indústrias têm estoque para 40 dias. Acrescenta que, mesmo se a Argentina colher 10 milhões de t, ainda terá aproximadamente 4,5 milhões de t para exportação, além de grão do Paraguai, Uruguai e Paraná. 'O RS tem dificuldade de desovar até para outros estados porque é um trigo fraco.'

O presidente da Comissão de Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, admite que moinhos do Norte e Nordeste têm endurecido na negociação, mas acredita que seja para reduzir preço. Desde o começo do ano, a Conab realizou sete leilões de PEP, lembra o superintendente da Conab/RS, Carlos Farias.

Mesmo com a umidade da semana, o plantio no RS chega a 90% dos 864.522 ha estimados pela Emater.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.