Vaquejada exige que cavalos estejam bem condicionados e suplementados
CI
Imagem: Divulgação
PECUÁRIA

Vaquejada exige que cavalos estejam bem condicionados e suplementados

Periodicamente o trabalho de apartação era feito por vaqueiros, vestidos em roupas de couro
Por:

Atividade esportiva que faz parte da cultura do Nordeste, a vaquejada remonta o primeiro quarto do século passado, onde haviam disputas nas fazendas na captura dos bois. Periodicamente o trabalho de apartação era feito por vaqueiros, vestidos em roupas de couro, que enfrentavam a Caatinga, os arbustos e espinhos e consiste na atuação de dois vaqueiros montados com o objetivo de derrubar um boi. Era preciso separar o gado, apartar bezerros e novilhos. Com certeza, esse tipo de trabalho deu origem à vaquejada.  “A definição da vaquejada já mostra que ela é indicada para cavalos bem preparados. Sem apresentar boa saúde e bom condicionamento físico, os animais não conseguem atender às necessidades dos competidores”, diz Antonio Coutinho, gerente de produtos para equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

“Quando falamos em condicionamento físico, temos de levar em consideração vários aspectos, como resistência, qualidade e eficiência dos músculos e capacidade cardio-respiratória, além dos aspectos estéticos, que dizem muito sobre a saúde dos animais. É o caso do pelo hidratado e cascos firmes”, explica Coutinho.

Outros fatores de extrema importância para os cavalos usados nas vaquejadas são a alimentação e a suplementação nutricional. É essencial oferecer nutrição adequada, composta por ração balanceada e adequada à atividade dos animais, além de boa suplementação mineral e água de qualidade. Todas essas características são cruciais para que o cavalo possa participar de eventos que exigem muito fisicamente. “É importante que os criadores utilizem uma linha de suplementos de qualidade que atenda a todas as fases da vida do animal”, recomenda o especialista da Vetoquinol.

“Animais treinados para esportes em geral merecem atenção especial e suplementos de qualidade desde o nascimento, durante a fase de crescimento e depois, quando adultos, é necessário sempre disponibilizar nutrientes de boa qualidade e produtos específicos de acordo com o objetivo individual de cada atleta. Afinal, o intuito é proporcionar qualidade de vida, perfeito condicionamento físico, além da boa aparência”, ressalta Julia Izoldi, coordenadora técnico-comercial de equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

A Vetoquinol Saúde Animal destaca a linha Equistro®, líder mundial em suplementos nutricionais para equinos. Além da qualidade reconhecida, os produtos Equistro são Dopping Free, têm aprovação da Federação Equestre Internacional, compromisso de Equistro® Clean Sport (programa que valida a qualidade dos ingredientes e sua característica de ser Dopping Free) e IPALIGO® (associação de minerais e aminoácidos), proporcionando aos animais excelentes resultados em termos de saúde, rapidez de resultado, performance e estado geral.

“Como embaixador da linha Equistro® no Nordeste e por treinar potros novos para a vaquejada, posso afirmar a excelência dos seis produtos que uso. É nítida a diferença na aparência e na massa muscular dos meus cavalos. Com isso, garanto sempre apresentações impecáveis em termos de resistência física”, afirma Steve Bezerra, zootecnista e embaixador da linha Equistro® em 2020, ao lado de Petit Herweg e Aluísio Marins.

A linha Equistro inclui suplementos para todas as fases de vida dos cavalos, entre elas, neonatos, potros, éguas prenhas, adultos em manutenção ou atletas e animais de elite por exemplo. Os produtos da linha Equistro são: Kerabol, indicado para crescimento e formação de pelos brilhantes e cascos saudáveis; Mega Base, que ajuda a suprir as necessidades de nutrientes; Mega Base Jr, importante para o atendimento das necessidades de nutrientes para o crescimento e desenvolvimento dos potros; Myo Power Pellet, específico para recuperação dos músculos pós-exercício e ganho de massa muscular; Haemolytan 400, contribui para o fortalecimento sanguíneo fornecendo importantes nutrientes durante períodos de exigências nutricionais; e Excell E, suplemento alimentar indispensável para animais atletas, pois contém complexo biodisponível de vitamina E, selênio orgânico, magnésio e L-lisina, componentes que têm como objetivo manter a integridade dos músculos, os protegendo de futuras lesões.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink