CI

Variante da febre aftosa atinge búfalos no Iraque

Problema causa preocupações



Foto: Divulgação

Apesar de vacinar todo o seu rebanho contra a febre aftosa, o fazendeiro iraquiano Saadoun Roumi perdeu cinco de seus 15 búfalos para uma variante nunca vista no país. A grave e altamente contagiosa doença do gado tem atormentado o Iraque há décadas, mas o surto deste ano já teve um impacto devastador descrito como sem precedentes por veterinários na província de Nineveh. As informações são de Mohammad Salim, da agência AFP.

Testes de laboratório identificaram a variante SAT2 da doença viral, disse a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Essa cepa, nunca antes registrada no Iraque, é resistente às vacinas comumente usadas no país, deixando as autoridades lutando para obter as doses corretas para inocular o gado para evitar uma maior propagação.

“As infecções são muito maiores”, lamentou Roumi, 26, de sua fazenda na aldeia de Badush, perto de Mosul, capital de Nínive. "Todos os dias há entre 20 e 25 casos na aldeia." Em seu quintal, ele cuida de um de seus animais doentes, mastigando um pouco de forragem em uma tigela. Junto com os cinco que já perdeu, todos os seus búfalos foram vacinados contra a doença em uma campanha das autoridades em 2021. "As vacinas administradas não são eficazes", disse Roumi. "A febre aftosa causou estragos no rebanho."

Entre o surto e os preços exorbitantes dos alimentos, Roumi, como outros agricultores, viu sua única fonte de sustento à beira do abismo. "Antes, produzia um barril de 50 quilos (110 libras) de leite por dia, agora é menos de 25 quilos."

Embora a doença não represente uma ameaça para os seres humanos, é altamente contagiosa entre "bovinos, búfalos, ovinos, caprinos, suínos e outros biungulados", segundo a FAO. A doença causa febres e bolhas potencialmente letais que resultam em "alta mortalidade em animais recém-nascidos e jovens, perda de peso, redução da produção de leite e menor fertilidade", disse a agência da ONU.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.