CI

Variedade para quem compra, tecnologia para os que produzem

Saiba o que a Sead preparou para a 39ª Expointer, que ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro em Esteio (RS)


Saiba o que a Sead preparou para a 39ª Expointer, que ocorre de 27  de agosto a 4 de setembro em Esteio (RS)
 
Está chegando a 39ª edição da maior exposição de animais, máquinas, implementos e produtos agrícolas da América Latina, a Expointer. A feira, que ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro, em Esteio (RS), terá apoio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) para oferecer um espaço especial de comercialização da agricultura familiar. Serão 220 estandes de produtos vindos direto de propriedades e agroindústrias de famílias gaúchas. 
 
De acordo com o secretário Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Roseno, o Pavilhão da Agricultura Familiar é uma importante ação para fortalecer a comercialização do setor. “O Pavilhão é um importante espaço para estimular a comercialização de produtos da tradicional culinária colonial gaúcha. Neste ano, trazemos como novidade a presença do programa Mais Alimentos e de instituições de crédito dentro do Pavilhão. O objetivo é estimular o contato e o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas voltadas para o setor. O evento também ressalta a atuação conjunta entre governo federal, estadual e entidades representativas com o intuito de fortalecer a agricultura familiar do Rio Grande do Sul”, destaca o secretário Roseno, que participará da abertura oficial da Expointer e também do Pavilhão da Agricultura Familiar, neste sábado.
 
Tradicionalmente, o Pavilhão da Agricultura Familiar é uma das atrações mais visitadas do evento. Em 2015, o espaço movimentou mais de R$ 2,2 milhões. Entre os produtos mais procurados pelos visitantes estão pães, bolos e cucas, doces e schimias, salames, queijos, conservas, licores e embutidos.2
 
Nesta edição, os agricultores familiares também terão mais comodidade para conhecer as tecnologias disponíveis no mercado. Isso porque, em 2016, o Mais Alimentos – linha de crédito do governo federal destinada a investimentos em infraestrutura produtiva da propriedade familiar – terá dois estandes. Um deles ficará dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar, ainda mais próximo do público.
 
Premiação
Durante o evento, os expositores também podem participar do 5º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, que vai eleger os melhores itens de oito categorias: queijo tipo colonial; salame; mel; suco de uva integral e natural; vinho tinto de mesa seco; vinho tinto fino seco; cachaça prata e cachaça envelhecida. O objetivo do concurso, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR/RS) é dar visibilidade à produção da agroindústria familiar no estado do Rio Grande do Sul
 
Caravanas
Organizadas pelos movimentos sociais do campo, as caravanas de produtores que visitam a Feira em grupos, terão acesso gratuito à mostra tecnológica e ao Pavilhão da Agricultura Familiar. De acordo com a organização da Expointer, o objetivo é apoiar produtores familiares para que elas conheçam novas tecnologias.
 
O Pavilhão da Agricultura Familiar é uma promoção do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR). A comissão organizadora é composta pela Emater-RS, Fetag-RS, Fetraf-RS e Via Campesina.
 
Serviço
Abertura da 39ª Expointer
Dia: 27 de agosto (sábado)
Horário: 10h30
Local: Restaurante Internacional - Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, BR 116, Km 13 - Esteio (RS)
 
Abertura do Pavilhão da Agricultura Familiar
Dia: 27 de agosto (sábado)
Horário: 15h
Local: Pavilhão da Agricultura Familiar - Q.22 - Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, BR 116, Km 13 - Esteio (RS)
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.