Veja como reconhecer o ataque de cupins na lavoura de arroz
CI
Imagem: Marcel Oliveira
AGRICULTURA

Veja como reconhecer o ataque de cupins na lavoura de arroz

Os cupins são uma preocupação constante para os produtores de arroz
Por:

Os cupins são uma preocupação constante para os produtores de arroz. Os insetos se alimentam das raízes, causando o enfraquecimento das plantas e deixando- as com aspecto seco e também são capazes de matar o arroz.

Segundo estudo conduzido pela Embrapa Arroz e Feijão, além da constatação da presença de cupins na área, o ataque desses insetos pode ser reconhecido pelo dano que causam na lavoura: falhas na germinação, extensões de fileiras de plantas jovens secas ou tombadas, sem raízes, plantas adultas amarelecidas com folhas enroladas, que se desprendem facilmente do solo quan do puxadas, raízes consumidas até a base, onde se podem obser var cicatrizes escuras e lisas, áreas formando manchas na lavoura, onde se encontram plantas que enrolam as folhas mais rápido que as demais, manchas na lavoura com plantas amarelecidas, de me nor porte, que oferecem resistência ao arranquio em virtude da emissão de novas raízes, não se constatando mais, nesses casos, a presença de cupins na área.

Os danos caracterizam-se pela redução na emergência das plantas e destruição parcial ou total das raízes das plantas ou o enfraquecimento das plantas atacadas, o que favorece o desenvolvimento da população de plantas daninhas e a desuniformidade da lavoura


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.