CI

Vem mais soja em Santa Catarina

No caso do milho plantado cedo, a produção catarinense sente a falta de chuvas


Foto: Leonardo Gottems

A produção catarinense de soja deve aumentar em 11,8% na safra 2021/22, aponta o Boletim Agropecuário de dezembro da Epagri/Cepa. A produção total da oleaginosa em Santa Catarina deve alcançar cerca de 2,63 milhões de toneladas.

De acordo com o reporte, o crescimento se deve ao aumento de 3,8% na área cultivada, aliado à recuperação de produtividade. “O preço médio, no período de janeiro a novembro de 2021, foi de R$165,69 (em valores corrigidos IGP-DI). Em Santa Catarina, o preço médio mensal em novembro foi de R$171,81. ”, acrescenta a Epagri. 

“O cenário atual mostra uma tendência de sustentação dos preços nos mercados externo e interno, associada a estoques/consumo global e clima adverso para as lavouras da região Sul do Brasil e da Argentina, em decorrência do fenômeno La Niña”, explica o Boletim.

MILHO

No caso do milho plantado mais cedo (em setembro), aponta a Epagri, a produção catarinense está sentindo a falta de chuvas na região Oeste de Santa Catarina e também no Rio Grande do Sul: “O fato já contribui para uma reversão, na primeira quinzena de dezembro, do movimento de queda dos preços do grão”.

“Em novembro, os preços médios pagos ao produtor de milho catarinense recuaram 3,9% na comparação com outubro, configurando o terceiro mês consecutivo de baixa. Os preços ao produtor retomam posições inferiores às registradas no início de 2021. Alguns fatores que influenciaram a baixa no período são: a expectativa de aumento da produção da safra 2021/22 e exportações menores do que previsto inicialmente para o ano”, conclui o Boletim.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.