CI

Vendas de etanol hidratado são 35% maiores

“Claro que tal resultado foi atingido como consequência da oferta abundante"


As vendas de etanol hidratado no primeiro trimestre de 2019 já são cerca de 35% maiores do que no mesmo período do ano passado, sendo considerado o maior destaque da cultura da cana-de-açúcar e seus derivados. Foi isso que indicou o relatório do agronegócio e de alimentação, que é realizado pelo Rabobank. 

“Claro que tal resultado foi atingido como consequência da oferta abundante e assim, por um preço altamente competitivo – no estado de São Paulo, a relação dos preços hidratado/gasolina na bomba ficou em apenas 65% durante janeiro e fevereiro. Só agora em março que o preço ESALQ de hidratado subiu acima dos R$ 1,80/litro depois de passar janeiro e fevereiro abaixo dos R$ 1,65/litro”, diz o texto. 

Além disso, o relatório indicou também que “por mais que o comportamento dos mercados dos combustíveis tenha segurado a subida sazonal dos preços de etanol nesta entressafra, a atual robustez do consumo ajudará a absorver a nova onda de oferta no início da safra 2019/20, que começa em abril para a grande maioria das usinas do centro-sul. As preocupações a respeito da produtividade do canavial diminuíram com a volta à normalidade das chuvas a partir de fevereiro, mas surgiram novas – se a chuva continuar durante os meses iniciais da safra, a qualidade da cana (teor de ATR) deve piorar”. 

No entanto, as usinas brasileiras enfrentam uma decisão difícil de mixologiade açúcar e etanol para a nova safra 2019/2020. “Q ual será o coquetel ideal para 2019? Tudo sugere que, na ausência de um choque (macroeconômico, petróleo, câmbio), os fatores que estão estreitando o caminho do preço NY para uma faixa entre 12 e 14 US c/lp nos últimos meses podem continuar atuando ao longo dos próximos 6 até 9 meses”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.