CI

Vespas, baratas e grilos também são polinizadores

"Acho que o cheiro de fermentação pode ser a chave para atrair insetos", diz especialista


Um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Pós-Graduação em Ciências da Universidade de Kobe, no Japão, afirmou que as vespas, as baratas e os grilos também são polinizadores. De acordo com Kenji Suetsugu, professor associado da Universidade e líder do estudo, cerca de 90% das plantas com flores recebem ajuda para polinização cruzada de abelhas e outros animais, oferecendo recompensas como pólen e néctar. 

Embora as abelhas sejam inegavelmente importantes, algumas plantas confiam sua polinização a diferentes animais. Nesse cenário, a relação com os polinizadores tem desempenhado um papel importante na diversificação de plantas, de modo que plantas com flores de aparência estranha podem ser polinizadas por um tipo incomum de animal. 

Durante os anos de 2008 e 2011, o professor observou dia e noite a Mitrastemon yamamotoi, que é uma planta não fotossintética que satisfaz plantas da família da faia, como Castanopsis sieboldii, e descobriu que que os polinizadores mais importantes eram vespas, baratas e grilos de camelo. Esses insetos se movem rapidamente de flor em flor em M. yamamotoi para sugar seu néctar e voar com grandes quantidades de pólen em seus corpos. 

As baratas só foram registradas como polinizadoras de algumas espécies de plantas em todo o mundo, e até agora não havia registro de polinização de plantas polinizadas por grilos de camelo. "Acho que o cheiro de fermentação pode ser a chave para atrair insetos e pretendo descobrir o mecanismo que M. yamamotoi usa para liberar esse odor. Vespas, baratas e grilos revelados como os polinizadores de M. yamamotoi são amplamente rejeitados pelos seres humanos. Através desta pesquisa, espero atrair a atenção das pessoas para o importante papel dessas criaturas em nosso ecossistema”, comenta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.