CI

Vídeo ilustra a química da liberação do cianeto nos produtos da mandioca

As reações químicas que ocorrem durante o beneficiamento da mandioca são o de tema de vídeo


Foto: Marcel Oliveira

As reações químicas que ocorrem durante o beneficiamento da mandioca para a produção de ingredientes da culinária paraense são o de tema de vídeo publicado pela Embrapa Amazônia Oriental. Produzidos a partir da mandioca, a farinha, o tucupi e a maniva possuem compostos de cianeto, como o ácido cianídrico, uma substância tóxica. O modo de preparação desses produtos, no entanto, proporciona a eliminação do veneno e torna esses alimentos adequados para o consumo humano.

De acordo com a pesquisadora Laura Abreu, são as etapas do tempo de descanso, da mistura com a água e da fervura que promovem uma remoção eficiente do cianeto. “Não basta apenas a fervura para liberar o cianeto. Entre o momento em que a folha ou a raiz é moída e a fervura, acontecem reações químicas importantes que o vídeo busca ilustrar”, explica a pesquisadora.

O vídeo foi produzido para apoiar as ações de capacitação em boas práticas para processadores de tucupi, maniva e farinha de mandioca. Esses cursos, no entanto, estão suspensos enquanto durar as medidas de precaução em relação à pandemia do coronavírus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.