Vírus que ataca plantios de hortaliças é relatado
CI
Imagem: Foto: Ronaldo Rosa
PRIMEIRA VEZ

Vírus que ataca plantios de hortaliças é relatado

O vírus identificado é o mesmo que causa a mancha clorótica do tomate
Por: -Aline Merladete

O jambu é uma planta alimentícia não convencional (Panc) nativa da Bacia Amazônica. No Pará, consomem-se muito as folhas em pratos típicos regionais como pato no tucupi, moqueca, caldeirada e tacacá, além de saladas.

De acordo com as informações divulgadas pela Embrapa, a fitopatologista Alessandra de Jesus Boari, que pesquisa doenças de plantas na Embrapa e é coautora do boletim, informa que o documento é o primeiro relato da incidência desse vírus em jambu. Os sintomas da virose manifestam-se em manchas anelares, necroses e manchas cloróticas, com evidências de baixa na produtividade da planta. “As observações sugerem perdas qualitativas e quantitativas na produção, mas ainda não dispomos de dados sobre possíveis danos desse tipo”, avalia a pesquisadora.

O vírus identificado é o mesmo que causa a mancha clorótica do tomate e foi detectado em 60% a 100% das plantas de jambu observadas. A pesquisa de campo transcorreu em Santa Izabel do Pará, um dos maiores produtores da hortaliça no estado do Pará juntamente com Santo Antônio do Tauá e municípios da região metropolitana de Belém.

Para se chegar à identificação e caracterização do TCSV (sigla do nome do vírus em inglês) no jambu, amostras de folhas foram coletadas e processadas em testes biológicos, morfológicos e moleculares no laboratório de fitopatologia da Embrapa Amazônia Oriental.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink