Viticultura do Piauí receberá investimento de R$ 30 milhões
Valor foi anunciado pelo governador do estado, Wellington Dias, no encerramento do 1º Festival da Uva de São João do Piauí
Ampliação da área plantada com fruteiras irrigadas em mais mil hectares, com investimentos governamentais de R$ 30 milhões. Esse foi um dos principais resultados do 1º Festival da Uva de São João do Piauí, a 482 quilômetros de Teresina. O anúncio do investimento financeiro na fruticultura da região foi feito pelo governador Wellington Dias durante o evento, que terminou no domingo (01).
O assentamento Marrecas, projeto que motivou o surgimento do festival, também terá sua área ampliada em mais 200 lotes de cinco hectares destinados à viticultura. A área, localizada a 23 quilômetros do centro da cidade, também serviu de roteiro turístico, com bonitos parreirais, organizados e com cachos de uva que enchiam os olhos dos visitantes.
Durante quatro dias, o festival teve diversas ações em turismo, artesanato, agronegócios, gastronomia e cultura. A feira, instalada na Praça Honório Santos, centro de São João do Piauí, recebeu inúmeros visitantes, turistas e empresários que foram conhecer o potencial em viticultura da região. Pousadas familiares atenderam plenamente aos turistas, enquanto bares e restaurantes registraram intensa movimentação.
O Sebrae foi o responsável pela capacitação dos empreendedores e profissionais de bares, restaurantes, hotéis e dos moradores que transformaram suas casas em pousadas durante o evento.
“Em São João do Piauí, conhecemos o potencial na área de fruticultura, pois, a exemplo da uva, o município produz também melancia, melão, goiaba, feijão e abóbora. E nossas ações pelo desenvolvimento da região serão contínuas, sempre com foco na geração de novos postos de trabalho e ampliação de renda, abrindo caminho para que outros setores da economia sejam trabalhados, como o artesanato, o turismo e a gastronomia”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha.
Além dele, passaram pela feira o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Ulysses Moraes, e representantes da área gerencial e técnica da instituição. O festival foi uma iniciativa do governo do estado, Sebrae/PI e prefeitura municipal , além, de diversas instituições públicas e privadas.