Você conhece o trigo clearfield?
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,650 (0,50%)
| Dólar (compra) R$ 5,55 (0,74%)

Imagem: Marcel Oliveira

TECNOLOGIA

Você conhece o trigo clearfield?

Sistema semelhante ao do arroz está presente no cereal nesta safra
Por: -Eliza Maliszewski
874 acessos

O sistema clearfield já está na lavoura de arroz há cerca de 15 anos, ocupando 80% das áreas orizícolas. Consiste em permitir maior eficiência no manejo das plantas resistentes da cultura e permitindo a retomada em áreas condenadas pelas invasoras.

Nesta safra a tecnologia também chega ao trigo. A parceria de desenvolvimento foi firmada pela empresas BASF e Biotrigo Genética em 2018 e a primeira cultivar clearfield lançada no começo deste ano. A tecnologia tem características não transgênicas e traz tolerância à aplicação de herbicida pós emergente. Com isso o maior impacto está no manejo de aveia, nabo e azevém.

Além de deixar a lavoura de trigo limpa também permite entregar sem daninhas para a cultura seguinte. “O melhor manejo de plantas daninhas resulta em proteção ainda maior e consequente mais produtividade”, destaca o gerente de Marketing da BASF, Vitor Bernardes. 

Para o cultivo do trigo, a introdução da tecnologia é pioneira no Brasil. O processo de seleção da cultivar TBIO Capricho CL foi feito a partir de cultivares de maior produtividade, maior resistência a doenças e, nesse caso, resistência a herbicidas. 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink