CI

Você conhece o vinho de palma?

O vinho de palma sobreviveu à urbanização na Nigéria e ainda mantém seus valores sociais e culturais


Foto: Marcel Oliveira

Justus Aboyeji, doutor em história e estudos internacionais da Universidade de Ilorin, na Nigéria, afirma que, para as culturas nigerianas, o vinho de palma é uma ferramenta de coesão social. A bebida é servida em visitas e encontros informais, e tem usos mais formais em coroações e festivais. 

Na tradição igbo, os relacionamentos conjugais não são considerados sólidos até que o pretendente leve vinho de palma para o pai de sua noiva. Os mais velhos abençoam o vinho de palma, que depois é apreciado pelo casal. 

Para fazer vinho de palma, os catadores escalam palmeiras incrivelmente altas, balançando cordas de suporte na cintura. Uma vez no topo da árvore, eles inserem um tubo que carrega lentamente a seiva para um barril ou cabaça que é presa com segurança contra a árvore. Depois de cerca de meio dia, a pessoa retorna para coletar a seiva. 

A seiva começa a fermentar assim que sai da árvore, catalisada pelo fermento. Quanto mais o tempo passa, mais fermentado se torna e maior é o seu teor de álcool. Geralmente é servido à temperatura ambiente em recipientes de barro em forma de cabaça, ou diretamente do barril onde foi coletada a seiva da palmeira. Dependendo da preferência e do tempo de extração do vinho de palma, sua graduação alcoólica em volume varia entre 2% e 15%. 

O vinho é extraído de todas as variedades de palmeiras: dendê, ráfia e tamareira. O vinho feito com óleo de palma e ráfia costuma ser o mais popular. Em outras culturas nigerianas, como Ijaw e Urhobo, o vinho de palma é destilado até 40% vol para fazer um licor semelhante ao gin chamado ogogoro. 

O vinho de palma sobreviveu à urbanização na Nigéria e ainda mantém seus valores sociais e culturais. Os locais de produção de vinho de palma em áreas rurais foram transformados em bares e casas noturnas com cercas de bambu. As cabaças que serviam para armazenar e beber vinho foram substituídas por copos. Mas o colecionador de vinho de palma não mudou. 

“Certas casas são chamadas de ile elemu, literalmente traduzido como 'a casa do colecionador de vinho de palma'”, disse Justus em uma entrevista para a Wine Enthusiast. Todas as manhãs, os catadores saem dessas casas com abóboras amarradas às bicicletas velhas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.